domingo, 18 de março de 2012

Nanismo

Nanismo é um termo geral que cobre um grande número de condições clínicas que resultam em baixa estatura. É o resultado do crescimento desproporcional do esqueleto. Na maioria dos casos, é de origem genética. A maioria das crianças com nanismo nasceram de pais com estatura normal. Uma das causas do nanismo é a displasia óssea.
O tipo de nanismo mais comum é a acondroplasia, uma condição genética que resulta em desproporção de membros em relação ao tronco. 
Além da baixa estatura, o indivíduo pode ter moderadas ou severas complicações ortopédicas. Em muitos casos, há deformidades que levam a deficiência física. O prognóstico varia em cada caso, mas a grande maioria dos pacientes tem inteligência normal, saúde preservada e tempo de vida normal. Também, pessoas com nanismo podem ter filhos de estatura normal, dependendo do caso.
O mais importante é prevenir ou minimizar as incapacidades causadas pelas deformidades. O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para isto. Algumas vezes, cirurgias ortopédicas são necessárias para reverter deformidades. Há também uma cirurgia que pode alongar membros, mas é um procedimento altamente complexo, que envolve riscos, e é desaconselhável na maioria dos casos.
Na maioria dos casos, não há tratamentos específicos para ganho de estatura. Mas o nanismo não deve ser visto como uma doença, e sim como uma variação genética, levando a uma conformação diferenciada que pede cuidados especiais para evitar complicações ortopédicas.
DR. MARCELO SAAD
Médico Fisiatra, Doutor em Ciências pela UNIFESP-EPM, médico assistente da UNIFESP-EPM e da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo DMR - HC FMUSP.

O documentário abaixo, dirigido por Alexandre Melo, diz respeito as histórias de vida de pessoas com nanismo. Não deixe de assistir, são grandes histórias de superação. É longo, mas vale a pena. 
Nossa Grande Vida (2009) from Ale Melo on Vimeo.
 
Nanismo de Lionel Messi
Uma amiga disse que Lionel Messi (jogador do Barcelona) fez tratamento para nanismo e então resolvi pesquisar... Vi que o nanismo dele era hormonal e para esse tipo há tratamento. Já perguntamos ao geneticista sobre em dar hormônio de crescimento para Sara e o mesmo disse: O caso dela não é hormonal, mas pode crescer um pouco sim, dentro da desproporcionalidade dela. Abaixo segue um trecho da luta do pai de Messi.
Aos 8 anos Messi foi considerado autista, aos 11 anos foi detectado nanismo, um problema hormonal que retardava o desenvolvimento ósseo e consequentemente o seu crescimento. Aos 13 anos, foi mesmo considerado anão, que via o mundo a 1,10 metros do solo. Os diagnósticos médicos alarmaram Messi e os custos do tratamento alarmaram seus pais. Messi tinha que fazer um tratamento durante 42 meses, que consistia em apanhar injeções de somatropina, um hormônio de crescimento inscrito na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial de Antidopagem e só autorizada para fins terapêuticos.
Os tratamentos tinham um custo de 1000 euros mensais, quatro meses de rendimentos da família de Messi, que vivia num bairro pobre de Rosário. Durante 18 meses os tratamentos foram pagos pela fundação onde o pai trabalhava, até que a fonte secou. Como o Newells Old Boys, clube onde brilhava Messi não quis pagar o tratamento, seu pai ofereceu Messi ao River Plate, e como o River mostrou interesse em Messi, o Newells voltou atrás e ofereceu 200 pesos por mês a Messi, dinheiro insuficiente para pagar os tratamentos. O pai de Messi não se resignou, ele sabia que o filho, pequeno no corpo, mas gigante no talento, tinha tudo para vingar no mundo do futebol.     A famíla Messi foi mais forte, e com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha, a famíla viajou para Lérida, Messi tinha 12 anos. Dias depois o pequeno prodígio foi fazer testes no Barcelona, e com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, com uma enorme habilidade, logo maravilhou os treinadores do Barça. Carles Rexah, diretor desportivo do clube, hesitava em contratar Messi, até que o viu treinar, e depois de ver o craque em ação não hesitou e tratou logo de fazer o seu contrato. Tal foi o seu espanto, quando o pai de Messi apenas pediu para que o clube pagasse os tratamentos do seu filho. Foi dito e feito.
Em 2003, o milagroso hormônio fizera de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de… 1,69 metros! 
O menino que algumas equipes recusaram é hoje "O Melhor do Mundo". Tudo graças a um pai que nunca desistiu do seu filho e tudo fez para conseguir que ele vingasse não só no futebol, mas também na vida. Messi deve tudo ao seu pai, que nunca desisitiu do seu sonho, curar o seu filho.

Um comentário:

  1. O texto é bem elucidativo e o vídeo é de bater palmas de pé para todos , realmente eles se superam e acreditaram no bem maior que é a vida que Deus, nosso Pai, nos deu. Nunca soube da história de vida do Messi, fiquei impressionada..

    ResponderExcluir